Se você procura o que fazer em Ribeirão Preto, separamos alguns lugares e pontos turísticos que você vai gostar de saber. Localizada ao nordeste de São Paulo, Ribeirão Preto é uma das principais cidades do Estado, e conta com uma rica cultura histórica. Assim, o que fazer em Ribeirão Preto, conta com passeios muito emblemáticos e uma forte área verde para ter contato com a natureza.
O que fazer em Ribeirão Preto?
Veja o que fazer em Ribeirão Preto, se você pretende fazer uma viagem seja para turismo ou apenas de passagem:
Bosque Municipal Fábio Barreto
A primeira grande curiosidade do bosque municipal Fábio barreto é sobre sua localização, que se dá dentro da própria mata nativa da cidade. Além disso, o local é bem cuidado, com uma boa manutenção, e os animais vivem em boas condições.
Por isso, se você procura o que fazer em Ribeirão Preto com seus filhos, é um ótimo espaço para levar crianças e aproveitar um bom passeio em família, a variedade de animais é muito alta, e conta até mesmo com aquários com vários tipos de peixes. Para conseguir aproveitar ainda mais, o parque conta com um mirante.
No mirante, é possível sentar e descansar do passeio, aproveitando uma ótima vista e uma vegetação tipicamente japonesa. As plantas, inclusive, são doações realizadas pela própria colônia presente na cidade.
O melhor de tudo isso é que a entrada é completamente gratuita e o bosque fica aberto de quarta a domingo, das 9h às 17h.
Santuário das sete capelas
Para quem gosta de religião e procura o que fazer em Ribeirão Preto, um dos pontos mais conhecidos de Ribeirão Preto é o santuário das sete capelas, localizado no morro São Bento. Ali, é aberto para visitar todos os dias, das 7h às 17h.
O local, como o nome sugere, abriga sete capelas construídas nos anos 90, na seguinte ordem:
- Nossa Senhora das Graças – 1948;
- São Judas Tadeu – 1951;
- Nossa Senhora Aparecida – 1954;
- Santa Terezinha – 1954;
- São Jorge – 1955;
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 1955;
- Nossa Senhora da Penitência – 1955.
O local é todo muito bem preservado e um ambiente de alta importância principalmente para o público religioso. Assim, é bastante tranquilo e uma ótima opção para passeios a tarde e ao ar livre.
Theatro Pedro II
O theatro pedro II é um dos mais bem avaliados do Brasil, e isso é por conta da sua estrutura impecável e uma arquitetura muito bonita para quem quer visitar e saber o que fazer em Ribeirão Preto. Por conta disso, inclusive, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo como patrimônio histórico.
O prédio foi instruído no início do governo de Pedro II, entretanto, passou por um terrível acidente onde todo o prédio pegou fogo e o local passou mais ou menos 15 anos fechado. Assim, depois de uma reforma, foi reaberto e remodelado com as características da arquitetura clássica.
Uma das principais atrações da arquitetura é sua cúpula ardonada, de assinatura da famosa artista plástica Tomie Ohtake. Nela, é possível perceber um lustre de cristal que possui formato de gota de água, e chama muita atenção pela sua beleza.
Além dos espetáculos recorrentes, o theatro Pedro II também é aberto para visitas monitoradas, toda terça, sexta e sábado. Os horários devem ser consultados de acordo com o dia escolhido.
Parque Doutor Luis Carlos Raya
Se o que você procura o que fazer em Ribeirão Preto, mas gosta de natureza e ar livre, mais um para lista de parques presentes em Ribeirão Preto, o Luís Carlos Raya funciona todos os dias, das 6h às 21h. Por lá, é possível encontrar uma estrutura excelente para crianças e visitantes.
Todo equipado com áreas cobertas, espaço alimentação e bebedouros no decorrer do parque, é um ótimo local para passar a tarde em família. Além disso, conta com boa estrutura de mesas e cadeiras também.
Para quem gosta de esporte, o parque possui ainda diversas pistas de caminhada e corrida, sendo ideal para quem curte um treino mais tranquilo. E tudo isso, é claro, com um contato direto e muito tranquilo com a natureza.
Outra atração muito comentada do parque diz respeito aos aquários e as quedas de água presentes no local, normalmente não encontradas em parques urbanos. Assim, é um ótimo ponto de visita para quem chega na cidade e procura o que fazer em Ribeirão Preto.
Museu do café Francisco Schmidt
Não é preciso pensar muito para lembrar da época de escola, onde o período do café é citado como uma das grandes épocas para São Paulo. Por isso, não poderia ser diferente, e Ribeirão Preto tem um museu dedicado exclusivamente a relembrar essas memórias.
Além de homenagem, o museu Francisco Schmidt traz, ainda, a coleção de itens mais importante de todo o Estado, como documentos, fotos e artigos. Assim, é possível saber mais sobre todo o período e quem era envolvido nesse momento.
Quanto ao nome, foi dado em homenagem a um coronel da época, conhecido como o Rei do café, por ser um dos maiores produtores da região e um dos homens mais ricos da época. Com isso, o museu é um baita ponto turístico e possui entrada gratuita.
Quanto a localização, é ainda melhor, pois está localizado dentro do campus da USP de Ribeirão Preto, sendo super bem localizado e, de quebra, ainda permite que você conheça outros lugares no caminho e não vai faltar o que fazer em Ribeirão Preto.
Parque curupira
Mais um parque para quem procura o que fazer em Ribeirão Preto na viagem ou passeio. Nascido como parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o parque curupira é a região de maior área verde da cidade. Sem dúvidas, também é um dos locais mais movimentados da região, além de possuir também uma das maiores extensões de terra.
Ao todo, são 150 mil metros quadrados trazendo aos moradores uma grande área verde, onde é possível realizar trilhas, caminhadas e andar de bicicleta pelas rodovias. Além disso, o parque ainda traz uma incrível visão de lagos e quedas d’água por toda sua extensão.
Quanto ao acabamento do local, o parque curupira é muito elogiado por possuir diversos parquinhos para crianças, uma boa rede de alimentação e um palco cultural. Nele, é possível encontrar diversos shows e apresentações de teatro.
Para quem gosta de animais, o parque conta ainda com diversas espécies próprias vivendo ali, como pica-paus e saguis, trazendo ainda mais novidade para o local. Por isso, é uma parada obrigatória para quem visita Ribeirão.
Para saber mais, veja esse vídeo com 10 lugares para visitar:
Agora que você já sabe o que fazer em Ribeirão Preto, aproveite sua viagem!
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.