O que fazer em Urubici? Município de Santa Catarina, Urubici conta com uma população de 11 mil pessoas e é localizada a 918 metros de altitude. Atualmente, é uma das pequenas cidades mais visitadas de Santa Catarina, principalmente pela sua área verde muito bem preservada todos esses anos, não falta o que fazer em Urubici.
Assim, caso você esteja pensando em ir até lá, preparamos um roteiro completo para te ajudar a escolher os melhores lugares da cidade. Por isso, nos acompanhe até o final para conhecer as melhores dicas de Urubici.
O que fazer em Urubici e Pontos Turísticos
Para que você saiba o que fazer em Urubici na viagem, separamos alguns pontos turísticos para te guiar:
Morro da Igreja
Como seus quase 1830 metros de altitude, o morro da igreja é o ponto de instalação do CINDACTA II, estação da Aeronáutica brasileira para monitorar o Estado. Assim, já possível imaginar a vista que se pode ter lá de cima e é uma das coisas sobre o que fazer em Urubici.
Por ser uma base militar, o acesso não é tão aberto, precisando de autorização e agendamento para conseguir chegar até o topo. Quanto a autorização, é feita com a ICMBIO, e o agendamento deve ser feito para evitar não ter vagas para estacionar o carro.
Com o objetivo de ser uma base militar, naturalmente, não se construiu muitas áreas de estacionamento para civis. Por isso, é preciso um pouco de agendamento para conseguir chegar sem maiores problemas.
Assim, o morro fica a mais ou menos 25 quilômetros do centro de Urubici, é um dos lugares indicados para quem procura o que fazer em Urubici e é talvez o ponto mais conhecido e visitado da pequena cidade. De lá, ainda é possível realizar diversas trilhas pela região.
Cascata Véu da Noiva
Para quem procura o que fazer em Urubici e gosta de cascata, vai adorar esse ponto turístico da cidade.
Uma das paisagens mais bonitas da região, a cascata véu de noiva leva esse nome pelo encontro da água com a pedra, gerando uma coloração branca em sua extensão. Ao olhar de cima para baixo, é possível perceber as semelhanças com o acessório. Se você procura o que fazer em Urubici e gosta de paisagens com água, não deixe de visitar esse local.
A entrada é uma taxa de 10 reais, pois a cascata fica dentro de uma propriedade privada, e recebe visitantes para algumas atividades extras, como trilhas e tirolesa. Assim, conta com uma pequena estrutura de restaurante, além de local para dormir.
Quanto a localização, fica no próprio morro da igreja, cerca de 30 quilômetros do centro. Dentro da propriedade existe umas estradas de terra, mas nada que dificulte o passeio.
Pedra da águia
Outra exposição de natureza envolvendo pedras e mata é a pedra da águia, que possui esse nome pelo seu formato estrutural. Nele, é possível perceber um pequeno desenho de asas abertas, como se fosse uma águia.
A extensão é de arenito, e se localiza a 26 quilômetros do centro de Urubici, além de trazer por perto vistas incríveis. Por exemplo, para chegar até lá, é possível avistar o rio Canoas e a pedra ao fundo.
Por ser um ambiente natural e aberto, a entrada é livre e gratuita para qualquer visitante.
Balanço infinito
Para quem procura o que fazer em Urubici e quer ter uma visão maravilhosa, deve conhecer o balanço infinito.
Um dos lugares mais bonitos de Urubici, localizado a 1600 metros de altitude, o balanço infinito atrai olhares e um tanto de medo dos visitantes. O balanço foi colocado no alto da Serra Catarinense, no campo dos Padres.
Por ser localizado em uma serra, o acesso não é tão simples, sendo necessário um carro 4×4 para conseguir passar no local. Além disso, também é possível chegar a pé, fazendo uma pequena caminhada até lá.
Lá de cima, é possível ver o Cânion Espraiado, além de ser um visual incrível de toda a região. Por isso, ainda que você não tenha muita vontade de estar suspenso em um balanço tão longe do chão, é uma ótima oportunidade para conhecer mais belezas do local.
Pedra furada
Outra atração de sucesso do local para quem procura o que fazer em Urubici, a pedra furada possui uma trilha muito característica, com mais de oito quilômetros de extensão. Por isso, são cinco horas de caminhada, onde você vai se deparar com diferentes tipos de terreno e dificuldades de subida.
Para quem gosta de lugares altos e procura o que fazer em Urubici, a Pedra Furada é mais uma das atrações com ligação ao morro da igreja, sendo este o ponto de partida da trilha, passando pelo cume, cânions e vales. Assim, após a trilha, você chega diretamente na chamada pedra furada, com uma vista incrível do local.
Além disso, é um ótimo programa para passar o dia, já que a trilha não é curta e o tempo de duração costuma ser bastante alto. Com isso, bastam algumas horas para conhecer o principal cartão-postal de Urubici.
Assim como o morro, acessar a pedra furada só é possível com agendamento, e só pode ser realizado se for acompanhado de tutores. Os tutores, por sua vez, são cadastrados no Parque Nacional de São Joaquim.
A exigência se dá pelo fato do caminho não ser tão simples, e muitas vezes apenas o tutor conseguir realizar a travessia com segurança e dar orientações para os visitantes.
Mirante da cidade
Como toda boa cidade pequena, Urubici também possui um mirante perto do centro, onde é possível observar toda a cidade lá de cima. Assim, localizado a quatro quilômetros do centro, é um ótimo local para apreciar a vista.
Além disso, é um bonito local também para fotos e vídeos, como recordação da cidade. O acesso não é difícil e pode ser usufruído facilmente pela região.
Cachoeira Papuã
Para quem procura o que fazer em Urubici e gosta de apreciar lindas cachoeiras, o Parque da Cachoeira Papuã deve ser visitado na viagem.
A cachoeira papuã possui uma história interessante, se comparada aos demais pontos citados no artigo. O local, até pouco tempo atrás, era completamente escondido, sendo raramente acessado por visitantes ou moradores.
Entretanto, nos últimos anos, diversas reformas foram feitas para que a cachoeira pudesse ser apreciada como a vista merecia. Por isso, hoje existe um parque no local, além de um mirante com vista direta para a mesma.
O mirante é muito bonito, conta com uma proteção de vidro na frente que finaliza os 300 metros de passarela, a 120 metros de altura. Além disso, conta ainda com o chamado sky bike, que ocorre a 150 metros de altura e estreou em 2022.
Quanto a sua localização, a cachoeira fica a 10 quilômetros do centro da cidade, e é aberto todos os dias das 8h às 18h. Para entrar, é preciso comprar um ingresso que atualmente custa R$20,00 por pessoa.
Caso você seja da turma dos aventureiros e queira praticar o sky bike, o valor é um pouco maior, e o ingresso por pessoa é de R$187.
Agora que você já sabe o que fazer em Urubici, basta fazer as malas e aproveitar a viagem!
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.