Se você pretende viajar para Poços de Caldas, com certeza está procurando o que fazer em Poços de Caldas. Pequena cidade localizada no interior de Minas Gerais, poços das caldas é um verdadeiro paraíso escondido pela região, que abriga algumas das paisagens naturais mais bonitas do Estado.
Assim, com diversos pontos de atividades diversas e muito contato com a natureza, elaboramos um roteiro completo com as principais atividades. Aqui, você encontra desde passeio mais tranquilos até lugares ótimos para quem vai acompanhado de crianças.
Por ser uma cidade pequena, todas as atrações costumam ficar próximas umas das outras, facilitando o que fazer em Poços de Caldas e o deslocamento entre as elas e tornando o passeio ainda mais agradável.
O que fazer em Poços de Caldas e Pontos Turísticos
Cristo Redentor
O famoso cristo redentor de Poços de Caldas é uma atração a parte da cidade, com seus quase 1.700 metros acima do nível do mar. Nesse caso, foi inaugurado em 1958 e está localizado no alto da Serra de São Domingos.
Quanto ao esforço para chegar, o mais comum é realizar uma trilha de 45 minutos saindo da Fonte dos Amores. Assim, essa é a opção para os que curtem uma aventura mais radical para chegar até o ponto de destino e é um dos pontos turísticos para quem procura o que fazer em Poços de Caldas.
Da mesma forma, pode ser usado carro ou bicicleta para chegar, por meio que três quilômetros de subida. Para esse, não é tão indicado geralmente, já que a subida é íngreme e pode ser muito difícil realizar a mesma usando a bicicleta.
Além da vista sensacional, é possível ainda realizar atividades de parapente no local, para quem curte um pouco as atividades no ar. No local, existia ainda um teleférico, mas o mesmo está fechado e não tem previsão de retorno.
Parque Walter World
O maior parque do Sul de Minas, o walter world é indicado para quem vai com crianças, principalmente pelas suas principais atrações, como o castelo encantado. Além disso, o parque conta ainda com:
- Tapete voador;
- Montanha-russa;
- Simulador em 3D;
- Roda-gigante.
Ou seja, é um lugar completo e que pede umas boas horas do seu dia para aproveitar tudo por lá. Por isso, além dos brinquedos, existe ainda um setor cultural muito importante, que trava sobre a Segunda Guerra Mundial.
Ainda no parque, é possível conhecer o chamado Zoo World, que traz diversas espécies e é integrado a um monotrilho. Assim, existem ainda hotéis dentro do complexo, para quem deseja ficar por lá e acompanhar o parque durante vários dias.
Parque José Affonso Junqueira
Assinado por Reynaldo Dierberger, o parque affonso junqueira possui uma arquitetura muito bem desenhada, e que chama muita atenção. Com diversas referências ao período clássico, os visitantes podem desfrutar de um longo percurso em meio a natureza e é um lugar calmo para quem procura o que fazer em Poços de Caldas.
Dentro do parque existe ainda uma fonte luminosa, responsável por realizar um acendimento muito bonito de suas luzes, aguardado pelos visitantes diariamente. Além disso, pelo decorrer do parque é possível encontrar árvores com mais de 100 anos.
Localizado no centro de Poços de caldas, o parque ainda fica próximo ao Palace Casino, hotel tombado como patrimônio histórico e arquitetônico. Lá, ainda ocorrem muitas exposições de cultura e um número alto de apresentações.
Assim, é um bom lugar para se visitar e conhecer mais da arquitetura da cidade e o que fazer em Poços de Caldas.
Mercado Municipal
Assim como toda cidade turística, poços de caldas tem seu famoso mercado municipal, responsável por ser um dos principais pontos de encontro de moradores e visitantes. Por lá, é possível conhecer muito da culinária típica da região e é um destino e o que fazer em Poços de Caldas ideal, para quem gosta de culinária.
Ao todo, o mercado conta com mais de 200 lojas com os mais variados produtos, como queijos diversos, cachaças e itens decorativos. Com dois andares, tendo o superior completamente dedicado a cultura do local, trazendo exposições artísticas.
O mercado fica no centro de poços de Caldas, na Rua Pernambuco, e as informações estão presentes no instagram do mesmo. Assim, é claro que o local costuma ser movimentado diariamente, mas não impede que seja realizado um excelente passeio.
Cachoeira véu das noivas
Aqui chegamos em um dos lugares mais conhecidos quando se fala em o que fazer em Poços de Caldas, a cachoeira véu das noivas. Assim, localizada a apenas cinco quilômetros do centro da cidade, o caminho até o local já é um tanto curioso.
O trajeto é feito todo por charretes que saem direto da praça central, a Pedro Sanches. No local, o visitante consegue acompanhar uma queda d’água de quase 10 metros.
Inclusive, só é permitido apreciar a vista e tirar fotos do local, não sendo permitido que realizem banhos por lá. Um dos motivos para a restrição é parede rochosa embaixo da cachoeira, que pode representar perigo a banhistas.
Mesmo assim, é um ponto muito visitado pela sua vista e a calmaria que o local transmite, sendo uma ótima opção para passar umas horas do seu dia e o que fazer em Poços de Caldas. Além disso, em menos de três quilômetros, ainda é possível conhecer a cascata das antas, também com belas cachoeiras e caminhadas.
Praça Pedro Sanches
Para quem gosta de praças e procura o que fazer em Poços de caldas, a principal praça de Poços de Caldas, a Pedro Sanches existe desde 1920, e é responsável por ser a casa do monumento Minas ao Brasil. Além disso, também abriga o Thermas ANTÔNIO Carlos que, 1931, virou o primeiro local de águas termais do país.
Na praça existe ainda um pequeno palco onde ocorrem diversas apresentações culturais e artísticas, sendo um ponto de encontro para moradores. Outro ponto importante e que merece destaque é o fato de quase todas as atrações da cidade começam pela praça.
Ou seja, é um grande ponto de início para qualquer roteiro pela cidade, sendo um ótimo cartão de visitas para turistas.
Veja agora, 10 pontos que você pode visitar para turismo:
Agora que você já sabe o que fazer em Poços de Caldas, basta fazer suas malas e partir para a viagem!
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.