Pequeno município da cidade de São Paulo, Ibitinga é conhecida como a Capital Nacional do Bordado, e o nome já é bastante sugestivo sobre o motivo disso. Por lá, vive uma população de mais de 60 mil pessoas.
Apesar de ter um número razoável, a cidade ainda mantém suas tradições de cidades interiorana, com todo o clima que uma pessoa que está buscando tranquilidade pode pedir. Alinhado a isso, Ibitinga ainda conta como várias atrações culturais importantes.
Para o passeio, o indicado é que se vá durante as feiras de artesanato da região, que são as mais famosas por lá. Da mesma forma, é o local onde você consegue apreciar tudo que Ibitinga tem de melhor das suas peças produzidas a mão.
É claro, por não possuir muita diversidade de passeios, um ou dois dias já são suficientes se o seu objetivo for apenas conhecer a região. Nesse sentido, com esse tempo você consegue conhecer os principais pontos turísticos e aprender sobre a cultura e a prática artesanal do local.
Assista ao vídeo, sobre os pontos turísticos de Ibitinga:
O que fazer em Ibitinga e quais Pontos Turísticos da Capital Nacional do Bordado?
Separamos alguns lugares para você visitar quando for viajar para a Capital Nacional do Bordado e do Enxoval:
1. Feira de artesanato em Ibitinga
A feira de artesanato em Ibitinga/SP é o principal polo de exposição de produtos locais há mais de 25 anos, ocorrendo todos os sábados. O horário de funcionamento da feira é de 5h até às 13h30. Ao todo, o visitante pode conhecer mais de 500 barracas artesanais e as mais variadas lojas de Enxovais no centro da cidade de Ibitinga.
Dentro da cada uma delas, existem produtos feitos a mão por um artesão da região, trazendo o que de melhor a cidade pode ter para oferecer. Por conta disso, é comum que mães se desloquem até Ibitinga para fazer enxovais, por exemplo.
Os produtos são variados, sendo que os principais são almofadas, panos de prato e tapetes. Além disso, o que traz credibilidade ainda maior é saber que todos ali são nascidos e moradores do local.
Isso se dá pela exigência da prefeitura de, para se inscrever como vendedor, o artesão precisar confirmar que mora na cidade pelo menos por dois anos. Da mesma forma, precisa comprovar que é uma fabricação própria, ou seja, nada de terceiros.
Esse tipo de ação é para incentivar a economia local, sem interferências de possíveis empresários ou pessoas de fora. Com isso, a economia local segue girando e os pequenos produtores possuem maiores chances de ter uma boa renda.
2. Fazenda voltinha
Um dos pontos turísticos que mais cresceu nos últimos anos em Ibitinga, foi o chamado turismo rural, sendo uma completa imersão na natureza e em tudo que ela pode oferecer. Nesse sentido, a fazenda voltinha ganhou muitos turistas recentemente.
O local fica em uma propriedade privada e, por isso, existe uma série de cuidados e recomendações para visitação. Atualmente, a propriedade vem recebendo muito investimento para tentar aumentar os índices de turismo na cidade.
Até por isso, é comum que escolas levem grupos e mais grupos de alunos para conhecer o local, aprender mais sobre a vida na natureza e sobre a importância de preservação. Assim, é um passeio super indicado para família, principalmente quem vai com crianças.
Quanto a estrutura, nenhuma preocupação, já que o local conta inclusive com um café da manhã generoso e muito bem servido, com diversas opções de alimentação. Dessa forma, a fazenda conta com uma boa estrutura para quem deseja passar uma tarde no local.
Além disso, uma outra recomendação por parte dos turistas se dá por conta dos monitores que trabalham no local, considerados atenciosos e bastante preocupados com tudo que está acontecendo.
3. Praça Jorge Tibiriçá
Por fim, o terceiro principal ponto turístico da cidade é a praça principal, chamada de Jorge Tibiriçá. A praça é um local de confraternização e um ótimo passeio para famílias e crianças.
Nos últimos anos, a praça estava praticamente abandonada, fazendo com que boa parte da população desistisse de ficar no local como antigamente. No entanto, um projeto de revitalização foi levantado e a praça passou e ainda passa por várias reformas com objetivo de recuperar o local.
Assim, você vai poder conhecer um pouco do centro da cidade, encontrar algumas esculturas que remetem a cultura da região, além de ter vários restaurantes ao redor, facilitando a alimentação de visitantes. Se você estiver indo com crianças, também é uma boa pedida para uma tarde ao ar livre.
Lembre-se de buscar informações sobre o momento da praça antes da viagem, para não correr o risco de encontrá-la fechada por conta das reformas.
4. Alimentação
Como todo bom interior, Ibitinga é repleto de restaurantes locais com refeições feitas pelos próprios moradores, trazendo aquela característica de comida de casa. Assim, existe uma série de locais bem recomendados para visitar durante seu passeio.
As opções são variadas e atendem os mais diversos gostos. Se você preferir lanches e alimentos rápidos, a cidade possui algumas casas de festa com pratos interessantes. Da mesma forma, pode encontrar pratos executivos em vários bairros da região, com valores bastante acessíveis.
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.