Para quem procura o que fazer em Analândia, é uma cidade pequena, mas que contém vários pontos turísticos para quem gosta de natureza.
Pequeno município localizado no interior de São Paulo, Analândia é um dos centros de espaços naturais do Estado, e ainda pouco procurada. Na verdade, é mais um daqueles casos de paraísos escondidos no país.
Por ser mais afastada, Analândia traz um clima muito tranquilo, ideal para quem busca um pouco de fuga do caos da capital paulista. Por isso, é comum que várias pessoas tenham casas na região, para passar pequenas estações.
O que fazer em Analândia?
Apesar de não ser muito procurada, não falta opção para quem procura o que fazer em Analândia, o local é incrível e com atrações para todas as idades. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essas trações e mostrar o que você pode estar perdendo ao não visitar o município.
Morro do Cuscuzeiro
Local mais conhecido de Analândia, o morro do cuscuzeiro é uma obra de arte natural no meio de uma grande área verde, e já foi reconhecido como um dos monumentos naturais mais bonitos do Brasil.
Por conta disso, é o cartão postal da cidade, e seu nome não poderia ser outro. De qualquer ângulo que se olhe, é possível perceber um formato de cuscuz na pedra, o que gerou o nome que até hoje é o usado por toda a população.
Para quem procura o que fazer em Analândia e gosta de aventura, para chegar até o topo do morro, é preciso um bom condicionamento físico, pois, ao todo, são 900 metros de subida. Apesar de não ser tanto, as subidas são pela parede de pedra que o envolve, o que mostra que é um local para quem curte aventuras.
Por estar dentro de uma propriedade privada, é cobrado um valor como taxa de entrada, e o horário para visitação é regulado, sendo das 8h às 18h, apenas no final de semana e em feriados, ficando fechado durante a semana.
Se você assistiu a nova “A força do Querer” com certeza esbarrou com a imagem do morro do cuscuzeiro na abertura principal. Nesse caso, depois desse fato, o local passou a ser muito mais ventilado e visitado, sendo um ótimo ponto de aumento de turistas e visitantes que procuram o que fazer em Analândia.
Assim, se você vai a Analândia, seu primeiro ponto de visita deve ser o morro, para, só então, estar batizado a conhecer todas as outras maravilhas do município.
O que fazer em Analândia para quem gosta de cachoeira?
Para quem procura o que fazer em Analândia e adora tomar um banho de cachoeira, separamos 2 dicas delas para vocês conhecerem(Além da cachoeira dentro da cidade, de fácil acesso!):
Cachoeira da Bocaina
Para todos os integrantes do time da aventura, a cachoeira da Bocaina é o seu ponto de visitas no município. Localizada dentro da Mata Atlântica, chegar até lá exige um pouco de condicionamento físico.
Por lá, a principal prática é a de esportes de aventura, principalmente o rapel e o cascading, feito quase que sempre por moradores do local. Além disso, são 45 metros de queda d’água, o que dá uma vista incrível do topo da cachoeira.
Por estar em propriedade privada, também existe a cobrança da taxa de entrada e seu funcionamento se dá aos fins de semana e feriados. Na verdade, não é a cachoeira que está na propriedade, mas seu acesso até ela, já que sua trilha passa dentro do terreno.
Caso o objetivo seja curtir a natureza e provar um pouco de aventura, a cachoeira da Bocaina não pode ficar de fora do seu roteiro. Por ter essa dificuldade na trilha e a chegada também ser um pouco mais difícil, é recomendado que seja acompanhado por um guia.
Além disso, lembre-se de levar água e comida por conta própria, já que no local não dispõe de estrutura para alimentação. Além disso, também se certifique de ir de tênis confortável, evitando calçados que possam dificultar sua subida e a caminhada.
O ideal é passar o dia inteiro na cachoeira, curtindo um pouco a natureza e apreciando a vista incrível do local. Lembre-se de tomar cuidado por questões de segurança.
Cachoeira do Escorrega
Quem viaja com crianças, sempre precisa ter cuidado nas escolhas de passeios naturais, dada a imprevisibilidade desse tipo de visita. Por conta disso, é preciso conhecer a cachoeira do escorrega, extremamente indicada para passeios familiares.
A Cachoeira do Escorrega apresenta a queda d’água mais tranquila de Analândia, tornando o passeio muito mais seguro para a criançada. Além disso, diferente da grande maioria dos pontos turísticos, apresenta uma ótima estrutura de restaurantes bem do lado.
Junto a isso, o local ainda conta com estacionamento perto e prática de atividades como o camping. Dessa forma, fica claro que é um ponto quase que obrigatório para quem deseja um passeio mais tranquilo, sem tanta aventura, mas com o mesmo contato direto com a natureza.
É claro que, em razão da queda de água ser mais tranquila e menor, há quem diga que não é a cachoeira mais incrível do município. No entanto, se propõe exatamente a ser esse ponto de calmaria, o que é muito bem visto por turistas que vão até o local.
Uma das principais atrações é a descida na cachoeira usando uma boia, o que é impossível nas demais cachoeiras da região. Ou seja, vale e muito a visita até lá para quem procura o que fazer em Analândia.
Igreja Matriz de Sant’Anna
Por ser um verdadeiro celeiro de paisagens incríveis, naturalmente, o princípio foco dos turistas é conhecer as cachoeiras e a parte de natureza da região. No entanto, Analândia traz também muitos prédios considerados históricos para quem procura o que fazer em Analândia e gosta de cultura.
Um deles é a igreja Matriz de Sant’Anna, que impressiona pela sua arquitetura e traz uma série de imagens memoráveis. Nesse caso, não estamos falando de religiosidade, mas de conhecer o prédio como um ponto turístico, principalmente pelo seu visual.
Com isso, você pode encerrar o passeio conhecendo um pouco da cultura e da vida dos habitantes locais da região e não vai faltar opções e o que fazer em Analândia.
Veja esse vídeo mostra um pouco o que fazer em Analândia, com os pontos turísticos:
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.