Município localizado no Rio Grande do Sul, Ametista do Sul é conhecida como a capital da pedra ametista, o que explica o seu nome de batismo. Nesse caso, o nome veio por conta do alto número de atividades na região que envolvia o uso da pedra.
Até hoje, a principal base da economia local é o extrativismo, que garante mais de 70% de toda a atividade econômica da região. Além disso, possui uma agricultura muito forte, também sendo um dos pilares econômicos do município.
Quanto ao turismo, o local ainda é pouco frequentado, mas, no entanto, isso ocorre apenas pela falta de divulgação real das atrações. Na prática, Ametista do Sul tem um dos roteiros mais exclusivos e diferentes do país.
Por isso, no artigo de hoje, vamos tratar um pouco sobre seus complexos de turismo, com várias atividades dentro de cada um, e o que de melhor o município tem a oferecer.
Onde fica Ametista do Sul?
O Município de Ametista do Sul localiza-se no Estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai e faz parte do COREDE Médio Alto Uruguai. Limita-se com os Municípios de Planalto, Iraí,
Frederico Westphalen, Rodeio Bonito e Cristal.
Distante 438 quilômetros da capital Porto Alegre, considerando a rota rodoviária, a cidade foi
construída sobre um dos maiores eventos geológicos do planeta que deu origem a diversos tipos de
formações de cristais, cuja beleza atrai milhares de visitantes todos os anos.
Dados estatísticos:
População estimada (2021): 7.396 habitantes
População no último censo (2010): 7.323 pessoas
Área territorial: (2011): 93,5 km²
Densidade Demográfica (2010): 78,33 hab./km²
PIB per capita (2010): R$ 9.244
Data de criação: 20/3/1992 – (Lei nº. 9570)
Município de origem: Planalto, Iraí e Rodeio Bonito
Gentílico: Ametistense
Ametista do Sul para Turismo: Onde visitar
Separamos alguns lugares de Ametista do Sul para visitar, veja mais:
Igreja Matriz São Gabriel
Uma das construções mais espetaculares da cidade é a Igreja Matriz São Gabriel, inaugurada em 2008. Nela, você vai poder conhecer a única igreja do mundo a ter paredes completamente revestidas por pedras ametistas.
Ao todo, foram mais de 40 toneladas de pedras ametistas para compor a parte interna da igreja. Não sendo suficiente, ainda é possível ver várias pedras maiores espalhadas pelo altar e nas molduras de imagens sagradas.
Dessa forma, é considerado o ponto de partida para qualquer roteiro turístico em Ametista do Sul, quase que um roteiro de iniciação. Assim, você vai poder conferir uma das arquiteturas mais bonitas do Brasil, além de estar diante de um prédio mundialmente histórico.
Ainda na área da igreja, existe a torre de mirante, visível de qualquer lugar da cidade, que ainda está em fase final de construção, mas tende a ser um dos principais pontos turísticos também.
Vinícola
Um dos principais pontos da cidade é a vinícola ametista, sendo mais uma construção exclusiva do município. Assim, no subterrâneo e em maio a galerias abaixo do solo, existe uma grande produção de vinhos locais.
Não apenas para produção, mas também para todo o processo de maturação da bebida. Com isso, você pode realizar uma visita guiada e conhecer um pouco mais de como todo o processo funciona, do início ao fim.
Por ser um passeio mais tranquilo, é indicado para casais, já que a galeria no subsolo traz todo um clima especial para o passeio. Nesse caso, você vai conhecer todos os corredores com cristais ao redor.
Graças a essa atmosfera, há quem diga que a vinícola é uma verdadeira experiência de todos os sentidos, sendo possível sentir o local com uma energia incrível. Visitar a Vinícola precisa estar no seu roteiro principal, dedicando algumas horas para apreciar, conhecer, e entender bem sobre tudo que acontece por ali.
Ametista Parque Museu
Não tem como falar de Ametista do Sul sem falar do grandioso Ametista Parque Museu, um complexo de atrações voltadas a cultura e história da cidade. Por lá, você pode realizar desde visitações culturais até prática de atividades radicais como a tirolesa.
Quanto aos museus, por lá você pode conferir o museu da ametista, responsável por guardar mais de 1500 minerais e pedras de todo o planeta. Ou seja, é um grande banho de cultura sobre a principal prática econômica da região.
No museu da ametista, está a pedra ametista mais valiosa do mundo, dentre todas as que foram extraídas na história. Ela, por sua vez, possui mais de 2 toneladas e meia de peso.
Ainda seguindo na visita cultural sobre a prática econômicas, os visitantes podem pegar um pequeno carrinho para visitar as minas desativadas. Por lá, é possível ver e saber um pouco mais sobre os garimpeiros trabalham, algo que ainda é muito nebuloso para grande parte das pessoas.
Caso esteja com fome e precise almoçar, o complexo ainda conta com um restaurante inteiro no subsolo, chamado de restaurante garimpo. Está localizado em uma das várias minas desativadas do local, e o almoço é a um preço fixo de R$ 50.
Quem já passou por lá, garante que é um buffet da mais alta qualidade e que vale super a pena a experiência. Então, não deixe de conferir e aproveitar o espaço. Por fim, existe ainda uma loja de artesanato dentro do parque, ideal para levara quela lembrança.
Belvedere Mina
Outro grande complexo de Ametista do Sul, o beldevere mina é uma verdadeira imersão no mundo da mineração e das práticas de extrativismo. Por lá, você pode conhecer minas em atividade, curtir tirolesas e a piscina subterrânea.
A principal atração fica por conta da mina ativa, que é visitação completa onde você pode ver em tempo real um garimpeiro trabalhando no processo. Assim, é possível conhecer sobre como funciona a rotina de um garimpeiro, como é o dia a dia e as dificuldades.
Outra atração que chama atenção é a detonação de uma explosão, feita por simulação dentro de uma das minas desativadas do local. Além disso, um local que é quase obrigação de ir, dentro do complexo, é o museu das pedras gigantes.
Como o próprio nome sugere, é o local onde se preserva ametistas de tamanhos gigantes, podendo inclusive tirar fotos dentro dela. No entanto, é preciso tomar cuidado com possíveis arranhões ou perfurações, lembre-se que são pedras de verdade.
Por fim, a principal atração do belvedere mina também é sua piscina aquecida, completamente subterrânea, localizada em uma das minas. Para conseguir ter acesso, você precisa estar hospedado no hotel Belvedere.
Vídeo sobre Ametista do Sul
Veja mais alguns pontos turísticos de Ametista do Sul RS:
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.