Um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, a Serra do Cipó está localizada a apenas 100 quilômetros da capital do Estado, Belo Horizonte. Por lá, você vai ter contato com o que de mais bonito o estado tem a oferecer.
Com cachoeiras incríveis, incluindo a terceira maior do país, a Serra do Cipó atrai milhares de pessoas que buscam um contato direto com a natureza. Para isso, é sempre importante o acompanhamento de um guia, para garantir um bom passeio.
O que fazer na Serra do Cipó
Sendo um dos lugares mais procurados do Estado de Minas Gerais, a Serra do Cipó traz algumas atrações muito características. Antes disso, é importante ressaltar, novamente, a importância de se levar itens pessoais como garrafas de água.
Assim, vamos conhecer um pouco sobre as principais atrações do local.
Cachoeira Véu de Noiva
Atualmente, a cachoeira véu de noiva é um dos lugares mais conhecidos da Serra do Cipó, além de ser um dos mais buscados de todo o Estado de Minas Gerais. O motivo é bastante simples, o seu visual único e muito tranquilizante.
A cachoeira é mantida por uma propriedade privada chamada de Associação Cristã de Moços em Minas Gerais. Assim, para chegar até lá, existe o pagamento de R$30,00 como taxa de entrada, além de poder sofrer alguns reajustes.
O caminho até a cachoeira não é muito complicado, apesar de parecer, e pode ser feito rapidamente em alguns minutos. Muito disso é graças a estrutura da estradinha que chega até a mesma, além de ter um corrimão para auxiliar nessa caminhada.
Com água cristalina, a cachoeira recebe esse nome pelo alto volume de espuma que se concentra nas águas, criando a sensação de estar diante de um verdadeiro véu de noiva. Com isso, também existem por lá alguns poços, mas deve ser feito com cuidado.
Caso você seja do time mais aventureiro, pode realizar a trilha para chegar até o topo da cachoeira, chamada de trilha dos escravos. Para isso, você vai caminhar por fora da propriedade, e a entrada se localiza a 500 metros da entrada original da cachoeira.
Cachoeira Grande
Mais uma cachoeira de tirar o fôlego, a serra do Cipó traz aos visitantes a chamada cachoeira grande. Lá, você encontra mais de 60 metros de extensão e mais de 10 metros de altura, causando uma queda d’água inconfundível.
Chegar até o local de queda pode parecer complicado, mas é bem mais simples do que parece. Localizada no centro de Santana, está contida em apenas 2 quilômetros de estrada de terra, o que precisa ser levado em consideração para o passeio.
O acesso até a cachoeira grande é limitado, não permitindo que muitas pessoas estejam por lá ao mesmo tempo, por uma questão de preservação e de segurança. Além disso, é importante levar sua própria comida, pois lá não possui restaurantes para isso.
Mesmo assim, caso você não consiga levar, existe ainda uma outra vantagem muito grande de ir até a cachoeira grande: o pagamento ocorre apenas uma vez, e você pode ir e voltar quantas vezes quiser.
Dessa forma, os turistas podem sair para almoçar ou comer alguma coisa durante o dia sem preocupação. Por isso, é um local bastante indicado para se passar o dia inteiro. Outro ponto para se atentar é a proibição de levar bebidas alcoólicas ou garrafas de vidro.
Se você quiser conhecer a cachoeira grande, saiba que é bastante tranquilo de chegar, não exige tanto esforço físico, e pode ser feito tranquilamente durante um dia. Assim, se seu objetivo é o contato com a natureza, é o lugar perfeito para isso.
Cânion das Bandeirinhas
Falando em visual único e exclusivo da Serra do Cipó, precisamos falar sobre o cânion das bandeirinhas, uma das melhores paisagens da região. Com seis quilômetros de extensão, traz uma vista inacreditável.
O cânion é formado naturalmente por conta do afunilamento do ribeirão bandeirinhas, e pode ser visitada pelos moradores e turistas da região. Um dos grandes motivos para ser tão procurado é o alto número de espécies de plantas em toda sua extensão.
Para chegar até lá não é tão simples, e exige passar por uma trilha de 12 quilômetros, considerada difícil de percorrer. Mesmo assim, pode ser feita de bicicleta ou a pé, mas precisa estar atento para a complexidade da trilha.
No entanto, mesmo com a dificuldade da trilha, caminhar até o cânion das bandeirinhas é outro passeio turístico, já que o visual ao redor é igualmente incrível. Quanto a entrada, é gratuita e o funcionamento é de 8h às 16h.
Por ser um local preservado, você precisa ser acompanhado por um guia o tempo inteiro, além de ter consciência sobre lixo e evitar de prejudicar o meio ambiente do local.
Cachoeira do Tabuleiro
Não tem como falar da Serra do Cipó sem falar da cachoeira do tabuleiro, que, no caso, é a maior cachoeira de Minas Gerais. Além disso, está como a terceira no ranking do país inteiro, com seus mais de 270 metros de altura.
Para chegar até lá, a entrada custa apenas 10 reais, e o trajeto é por meio de uma trilha beirando o rio principal. No entanto, você precisa marcar esse passeio com boas condições climáticas, pois durante a chuva, é fechada por riscos de tromba d’água.
O passeio é incrível, traz um visual deslumbrante por toda a trilha, sempre com a cachoeira ao fundo formando um coração com o seu arredor. Nesse sentido, é um daqueles passeios para se deliciar com a paisagem e curtir um pouco o contato com a natureza.
Com interesse por livros, café e viagens, me encantei com o universo do turismo. Logo mais, a paixão por culturas diversas foi fundamental para que eu trabalhasse criando conteúdo sobre viagem na internet. Aqui no De Passaporte atuo como editora-chefe e busco ajudar vocês, queridos leitores, a terem experiências incríveis tanto nas próximas viagens quanto nas leituras do nosso site.